quarta-feira, 18 de agosto de 2010

...Tabelinha...


Muitas mulheres ainda não sabem como calcular o período fértil, então, aí vai uma explicação de como fazer a famosa Tabelinha.

Um dos melhores métodos para o cálculo do período fértil da mulher e a tabelinha, também conhecida como calendário, pois a mulher com o histórico de suas menstruações identifica o seu período fértil através do calendário e poderá se basear em cálculos sobre a possibilidade de a mulher engravidar em diferentes épocas do ciclo menstrual.
Teoricamente a mulher é fértil no meio do seu ciclo. Ou seja, nos ciclos mais comuns de 28 a 30 dias, a fertilidade máxima seria entre o 12° 13º 14º e 15º dia, contando o primeiro dia da menstruação como dia 1º. Com este método a mulher deve anotar num calendário a data em que começa e termina a menstruação, contar o primeiro dia da menstruação até o dia que antecede a próxima menstruação. Isso é chamado de ciclo menstrual. É aconselhável que a mulher para começar a usar a tabelinha, tenha anotado seis meses anteriores seu período menstrual.
Lembrando que a tabelinha não previne contra doenças e não é um método 100% eficaz.

Uma dica fácil e uma tabelinha que tem chance de dar certo é a seguinte :

• Anote em um calendário o primeiro dia da menstruação.
• Marque em azul os dias não férteis: entre o 1º dia e o 9º dia da menstruação. Lembre-se: conte sempre a partir do 1º dia da menstruação.
• Marque em vermelho os dias férteis: do 10º ao 19º. (Para quem não deseja engravidar nestes dias você deverá se prevenir usando (camisinha masculina ou feminina)).
• Do 20º até a próxima menstruação, marque novamente em azul.

 Veja o gráfico:















1. Não esqueça de anotar o primeiro dia da menstruação;
2. Nunca conte do último dia da menstruação;
3. Apesar de ser muito raro, há casos de mulheres que engravidaram em qualquer época do ciclo, até mesmo na menstruação;
4. Tabelinha não previne contra doenças sexualmente transmissível;
5. Lembre-se: este é um método pouco eficaz quando se quer prevenir a gravidez.


Nenhum comentário:

Postar um comentário